Observando o avanço da tecnologia ao longo do ano, um comportamento recorrente e necessário é a inovação no setor bancário. Soluções avançadas ganham o mercado e se tornam tendências entre as instituições.
No presente artigo falaremos sobre essas tendências e a maturidade dos bancos brasileiros, segundo a pesquisa “Digital Banking Maturity 2022” feita pela Deloitte. Confira abaixo.
Como tendência, temos pontos que já são implantados e pontos que estão em implantação para a melhoria do setor.
Otimização do serviço para o público
A fim de melhorar os serviços, os bancos utilizam ecossistemas e plataformas tecnológicas terceirizadas, bem como, desenvolvimento de APIs e parcerias com fintechs.
Isso tudo para oferecer soluções diferenciadas e mais eficientes. Algumas delas são pagamentos por QR Code e utilização da própria lista de contatos para transferência de valores.
Digitalização completa do banco
Como falado no começo do artigo, o avanço da tecnologia é grande e os usuários estão cada vez mais imersos nessas melhorias. Para que os bancos acompanhem, é preciso observar o comportamento do usuário.
Através dessa análise, as instituições passarão a oferecer serviços totalmente digitais. Não somente abertura de contas ou solicitações, mas a digitalização passará a acontecer por completo.
Com isso, a melhoria de atendimento e oferecimento de soluções e facilidades será um diferencial para cada companhia.
Investimentos facilitados
Como destaque, a liberação de investimentos de forma facilitada é uma tendência em ascensão.
Diminuir a burocracia e a necessidade de registros demorados é um diferencial para quem adotá-la. Com oferta ainda melhor, alguns bancos passam a oferecer, além do investimento em si, ajuda na tomada de decisão dos usuários.
Aplicativos avançados
Como mais uma tendência destaque e de grande importância que visa a melhor experiência do usuário e retenção desse cliente, temos o uso de aplicativos como plataformas.
Como explicação, o aplicativo bancário deixa de ser usado apenas para gestão e consulta, mas também passa a oferecer serviços múltiplos como pagamento de impostos, uso em estacionamentos, postos de combustível e outros.
Maturidade digital mobile
Com a aceleração da maturidade digital dos bancos, a maturidade digital mobile também precisou evoluir, já que os usuários passam mais tempo conectados aos celulares.
Falando em maturidade digital, ainda segundo a pesquisa da Deloitte, os bancos brasileiros estão à frente dos serviços bancários de outros países em alguns pontos.
Dados de pesquisa dos bancos brasileiros
Em pesquisa, no Brasil foram analisados oito dos nossos principais bancos e o que era oferecido de funcionalidade aos usuários, em comparação com a média global.
Como resultado, tivemos a categoria de expansão de relacionamento com 46% de participação do Brasil e o encerramento de relacionamento de forma efetiva, 39%.
Apesar de bons resultados nesses quesitos, o Brasil ainda precisa aprimorar o serviços nas questões de informações centralizadas e integração com o cliente, que ficaram abaixo da média global.
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