Como promessa de alavancar a economia do Brasil, o agronegócio se mostra ainda mais eficiente e promissor em 2023. Dentre as formas de se investir no setor, neste ano, o fiagro e a tokenização se destacam. Confira no artigo.
A tokenização no agronegócio
Como em outros setores, a tokenização no agronegócio se dá pela criação de ativos digitais para os seus produtos e ações, que podem ser negociados antecipadamente, no caso da tokenização de safras, por exemplo.
A utilização da tokenização no agronegócio pode trazer diversos benefícios, como maior transparência nas transações, redução de custos com intermediação, maior liquidez de ativos, e a possibilidade de acesso a investidores que antes não tinham condições de investir em projetos agrícolas.
O que o agronegócio pode tokenizar?
Em princípio todo ativo pode ser tokenizado, desde que tenha algum mercado para sua comercialização.
Abaixo, alguns exemplos do que pode ser tokenizado no agronegócio:
Produção agrícola
Os produtores podem criar tokens que representam uma safra de grãos, frutas, legumes, entre outros produtos agrícolas. Bem como, os tokens podem ser vendidos para investidores interessados em financiar a produção, e ao final da safra, os investidores receberão o valor correspondente aos tokens, acrescido dos rendimentos gerados pela produção e valorização da cotação do produto.
Áreas de terra
Os proprietários rurais podem criar tokens que representam áreas de terra, permitindo que os investidores adquiram cotas do empreendimento. Essa modalidade de tokenização pode ser especialmente útil, em outras palavras, para financiar projetos de expansão ou melhorias na infraestrutura de propriedades rurais.
Animais
Os produtores de carne podem criar tokens que representem animais, permitindo que os investidores adquiram cotas de um rebanho ou de uma produção específica. Enfim, utiliza-se essa modalidade de tokenização também para financiar a criação e engorda de animais para abate.
Florestas
Os proprietários rurais podem criar tokens que representam áreas de floresta nativa ou plantada, nesse sentido, permitindo que os investidores adquiram cotas do empreendimento. Essa modalidade de tokenização pode ser utilizada para financiar a preservação ambiental e o manejo sustentável de florestas.
Insumos
Os produtores de insumos agrícolas, como sementes e fertilizantes, podem criar tokens que representam a produção desses insumos. Assim como, geralmente utiliza-se essa modalidade de tokenização para financiar a produção e distribuição de insumos para a agricultura.
Além disso, a tokenização também pode ser utilizada para criar outros tipos de ativos digitais relacionados ao agronegócio, como por exemplo, contratos futuros de commodities agrícolas e cotas de fundos de investimento voltados para o setor.
O ano do fiagro
Dentre as diversas formas de investir no setor agropecuário, existe o fiagro e a tokenização, que auxiliam e têm participação expressiva nos números do setor, além de serem formas estáveis para se aplicar no negócio.
Como funciona?
O Fundo de Investimento do Agronegócio pode se assemelhar aos fundos imobiliários, porém voltado para as atividades agrícolas e pecuárias. O grande objetivo é incentivar o desenvolvimento do setor.
Para colocar em prática, cria-se então um fundo do agronegócio com os aportes de cotistas. E mensalmente distribuem-se dividendos a estes cotistas.
O potencial do fiagro na economia
Como mencionado acima, o fiagro em 2023 vem como tendência para modernizar o setor e ajudar com o impulso à economia do país como um todo. Mas falando especificamente da economia agrícola, destacamos alguns benefícios:
- Fomentando o desenvolvimento do agronegócio
Utiliza-se o fundo para financiar projetos que aumentem a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade do setor agropecuário. Isso pode contribuir para o crescimento da economia brasileira, já que o agronegócio é um dos principais motores do país.
- Atraindo investimentos para o setor
O fiagro permite que investidores do mercado financeiro apliquem recursos em projetos relacionados ao agronegócio, assim pode-se aumentar o volume de recursos disponíveis para o setor. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de projetos de grande porte, como expansão de áreas cultivadas, modernização de maquinários, construção de armazéns e desenvolvimento de tecnologias.
- Reduzindo a dependência de recursos públicos
Ao permitir que investidores privados financiem projetos do agronegócio, o fiagro pode reduzir a necessidade de recursos públicos para o setor. Assim como, podem ser liberados recursos do governo para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura.
- Aumentando a competitividade do setor
Com mais recursos disponíveis para investimento, o setor agropecuário pode se modernizar e se tornar mais competitivo no mercado global. Isso pode contribuir para o aumento das exportações e para a geração de mais empregos e renda para os brasileiros.
A modernização com a transformação digital
Modernizar o setor agropecuário traz impactos positivos para a economia do nosso país e para a sua empresa. Dessa forma, a CertDox é especialista em desenvolver soluções que auxiliam na desburocratização do mercado financeiro e promover a transformação digital dos processos de crédito.
Dentre as soluções criadas pela empresa, existe a plataforma de Registro Digital das CPRs e suas garantias.
Conheça mais sobre as soluções e veja como é possível otimizar o tempo e os processos em sua empresa. Acesse o site.