Skip to main content

Nos últimos anos, temos testemunhado transformações no setor financeiro, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais e por demandas por serviços financeiros mais acessíveis, impulsionando novos e inovadores modelos de negócios. Uma das tendências emergentes que está redefinindo o cenário financeiro é a chamada “Embedded Finance”.

Os serviços diretamente em bancos como costumávamos fazer, estão cada vez menos comuns devido a toda digitalização e tecnologia que o mundo vem implementando nos diversos setores.

Falando especificamente sobre o sistema financeiro, essas mudanças são visíveis ao perceber pessoas cada vez indo menos nas agências bancárias e sim, fazendo as suas transações em serviços mobiles. Bem como, novos produtos e serviços digitais disponibilizados por novas fintechs todos os dias.

 

A tecnologia Embedded Finance

Se esses pequenos detalhes das mudanças de usuários já são visíveis e impactantes, com o Embedded Finance, isso será ainda mais comum devido ao maior acesso à sistemas financeiros que a tecnologia irá proporcionar nos próximos anos.

Essa tecnologia promete integrar serviços financeiros a plataformas não financeiras, ou seja de setores do varejo e de prestação de serviço ao cliente. Com isso, os usuários conseguem fazer transações sem precisar ter contato direto com qualquer instituição. 

Em nosso artigo anterior, falamos um pouco mais sobre a definição do Embedded Finance.

A tecnologia Embedded Finance

O avanço na digitalização

Em 2022 houve uma grande evolução no mercado sobre assuntos de tecnologia no setor financeiro e projetos de Open Finance. Por isso estimula-se e utiliza-se mais o sistema.

As autoridades regulatórias acreditam que a digitalização seja um grande impulsor para o avanço do mercado financeiro e para a melhora na eficiência das operações, além de ser um grande estímulo à competição no setor, que resulta em melhores experiências para o consumidor final.

A interoperabilidade

Com a perceptível evolução do ambiente de integração dos sistemas com o financeiro por meio do uso do Embedded Finance, foi possível uma maior diversificação de modelos de negócios no setor. Isso levou o BaaS (Banking as Service) e as Plataformas de integração a serem ainda mais considerados como uma tendência para os anos à frente.

Embora  a essência do Embedded Finance não seja  uma novidade, pois já existem  sistemas como o de financiamento de automóveis na hora da compra que se encaixam nesse padrão, tais soluções  eram ainda custosas e burocráticas, não sendo de fácil acesso. 

O modelo atual com interface padronizadas pelo OpenFinance permite uma interoperabilidade e facilidade de conexão. Isso acontece acelerando a adesão ao Embeded Finance e viabilizando novas soluções para diversos mercados.

 

Tecnologia para a sua empresa

Com o Embedded Finance, percebemos que a tecnologia está avançando de forma rápida. Por isso a sua empresa precisa estar preparada para usufruir desta evolução que representa maior conveniência e fluidez no atendimento dos clientes. Isso, através da integração entre do processo de venda com os serviços financeiros de pagamentos, crédito, etc. 

A CertDox atua na integração de processos de negócio, simplificando o registro de operações financeiras.

Sua plataforma possui soluções que visam transformar digitalmente o back office das empresas. Facilitando e agilizando a jornada dos processos em diversos segmentos, como assinatura digital e eletrônica, registros em cartório e controle de protestos eletrônicos.

Acesse o site e entenda como é possível auxiliar e aprimorar os processos na sua empresa.