Nos últimos anos, o financiamento imobiliário tem passado por uma transformação significativa, movendo-se do físico para o digital. Essa transição está sendo acelerada por várias de iniciativas.
Espera-se que com isso, que o processo de obtenção de crédito imobiliário, tradicionalmente envolvendo uma quantidade significativa de papelada e idas aos cartórios, que no futuro poderá ser realizado com maior eficiência e menor custo.
De um lado, os cartórios vêm trabalhando para gradativamente reduzir as heterogeneidades de exigências e disparidades de preços, e desenvolvendo interfaces de integração através do projeto Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp). Assim como, era previsto com a criação da ONR anos atrás, a expectativa é que com o Serp, será possível um dia acessar remotamente as informações dos cartórios brasileiros, e assim facilitar com que um cidadão comum possa realizar consultas as suas matrículas de imóveis e dados de registros pessoais, assim também, efetivar alterações no registro da matrícula do seu imóvel, através de uma interface eletrônica.
A digitalização do Financiamento Imobiliárias
De outro lado, e de forma complementar, surge o conceito de esteiras de formalização eletrônica para operações que requerem registro dos instrumentos e garantias em cartório, permitindo agilizar o processo junto as instituições que concedem o financiamento, conectando e simplificando todo o fluxo operacional , de forma a gerar eficiência e agilidade para as empresas, e, facilidade e conveniência para os clientes.
Evidentemente que a efetivação de transações de financiamento imobiliário realizado pelas empresas possui uma complexidade maior do que atos individuais realizados pelas pessoas físicas, seja pelo volume que requer automação, e pelo fato da jornada do processo de contratação – que em geral envolve onboarding, aprovação do crédito e liquidação dos pagamentos – precisar estar integrada em uma única esteira digital, visando garantir o sincronismo e atendimento das condições precedentes, assim como segurança e transparência para todas as várias partes envolvidas poderem acompanhar e gerenciar seus contratos de forma simples e intuitiva.
E neste cenário, alguns bancos já estão trabalhando na vanguarda dessa transformação. Algumas experiências e pilotos envolvendo operações de financiamento imobiliário já tem sido realizadas com alguns clientes, que neste novo processo podem assinar digitalmente os contratos de financiamento, enviar documentos para o Banco e autorizar transferir ou alienar o imóvel de forma totalmente de forma remota, sendo reconhecido e validado entre as partes os dados e autenticidade das formalizações realizadas.
Com isso atividades burocráticas e normalmente prazos demorados, envolvendo desde o envio da documentação até a emissão do contrato, acabam sendo reduzidos em mais de 50%. Isso se soma a processos já que possuem tecnologia embarcada como motores de aprovação do crédito on-line, capacidade de emissão do laudo do imóvel realizada por inteligência artificial, e uso de tecnologias de reconhecimento de dados para preenchimento do contrato.
Benefícios da digitalização
A digitalização do financiamento imobiliário traz uma série de benefícios tanto para instituições financeiras quanto para os clientes, incluindo:
Agilidade no processo: redução significativa do tempo necessário para aprovação e liberação do crédito. Com processos automatizados e assinatura digital, o prazo de finalização pode ser drasticamente reduzido.
Redução de custos: eliminação de papelada e a redução de idas ao cartório diminuem os custos tanto para os bancos quanto para os clientes.
Maior transparência: com todas as etapas registradas eletronicamente, o processo se torna mais transparente, facilitando a auditoria e garantindo que todas as partes envolvidas tenham acesso às mesmas informações.
Segurança: a assinatura digital e o registro eletrônico garantem maior segurança contra fraudes e erros humanos.
A CertDox na digitalização de Processos Imobiliários
A plataforma da CertDox revolucionou a maneira como as transações imobiliárias são conduzidas, transformando processos tradicionalmente manuais em operações rápidas e precisas, mediante a integração com instituições financeiras que provem financiamento imobiliário, transformando toda jornada de formalização, desde a obtenção das certidões até a alienação fiduciária do imóvel em uma experiencia fluida, ágil e totalmente integrada e digital.
Com a crescente adoção de tecnologias digitais e o surgimento de plataformas como a CertDox, o futuro do financiamento imobiliário promete ser cada vez mais eficiente, transparente e seguro. A tendência é que a digitalização continue a avançar, trazendo ainda mais inovação para o setor e beneficiando todos os envolvidos.
Saiba mais sobre como a digitalização pode beneficiar suas operações no nosso site. Transforme a maneira como você realiza transações imobiliárias com a CertDox e experimente a eficiência da digitalização.