O Pix chegou para ficar e já se consolidou como um dos meios de pagamentos mais modernos e práticos, revolucionando o mercado financeiro. Mas você sabia que é possível fazer cobranças e protestar dívidas digitalmente usando o Pix? Leia o artigo completo e descubra.
Como todos já sabem, o Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Brasil que foi criado pelo Banco Central em 2020. Contudo, no decorrer dos anos, aconteceram avanços no sistema e dentre eles o lançamento do Pix Cobrança.
Pix Cobrança
O recurso se trata de uma emissão de cobranças em uma junção do tradicional pagamento no boleto, com os QRCodes e a agilidade de utilizar e liquidar pelo Pix.
O modelo permite a configuração de informações relevantes para a cobrança como data de vencimento, juros, multas, descontos e dados do produto ou serviço oferecido, tudo de forma personalizada e segura.
Protesto de dívidas
O protesto de dívidas é um dos eficientes recursos utilizados por empresas que não receberam os seus pagamentos para pressionar o devedor e resolver a dívida. Esse protesto pode ser feito diretamente em cartório ou online, através do Protesto Digital.
Consultamos nosso expert Sidney Garcia a fim de esclarecer dúvidas sobre os protestos digitais e o Pix Cobrança.
Protestar um título ou uma dívida vale a pena?
Uma vez que os mecanismos de cobrança amigável não obtiveram sucesso na recuperação de uma dívida, o Credor tem o Protesto como um instrumento de intimação extrajudicial da inadimplência do devedor.
Do mesmo modo, trata-se de um forte e eficaz instrumento de cobrança para redução da inadimplência. Isso tudo com valor legal e publicitação da dívida, estimulando o pagamento.
O protesto exerce um papel importante na recuperação de crédito, evitando e prevenindo conflitos judiciais. Além disso, oferece segurança jurídica entre as partes.
Como protestar um Pix Cobrança?
Assim como um boleto ou título ou dívida escritural, o PIX Cobrança segue o rito de protesto de forma eletrônica, sendo apresentado junto ao Tabelionato de Protesto de Títulos competente.
Nossos especialistas em Protesto direcionam de forma simultânea com todos os requisitos tecnológicos e de isegurança necessários.
Como funciona o Protesto Digital?
Uma vez que o boleto Pix não foi quitado, pode-se encaminhar o título para apontamento de protesto em cartório. Isso pode ser feito via arquivo ou integração por API para conexão com a plataforma CertDox e transmissão das informações já contidas na formatação do Pix.
Recuperar o crédito exige agilidade e aqui entra outro diferencial da CertDox
Com o processo totalmente integrado e digital, cumprimos imediatamente as solicitações para realização tempestiva dos protestos junto aos cartórios.
Assim, através de dashboards, relatórios e atualização de status de cada título/contrato via API chegamos a etapa de monitoramento e gestão de toda esta esteira digital, tudo de forma bem detalhada: status de cada título, os pagamentos realizados pelos devedores ou os instrumentos digitais de protesto. Sempre passível de integração com nossa plataforma.
Se o Credor optar pela “desistência” do apontamento em cartório dentro do prazo legal até a lavratura do protesto, basta comandar essa instrução via interface Web da plataforma ou enviar uma requisição pela API.
Informa-se aos emolumentos cartorários do protesto em tempo de processamento desta esteira, tudo integrado, garantindo ao credor o acompanhamento e conciliação financeira necessária.
Por fim, com o título pago, completamos este modelo digital com a possibilidade de “cancelar” também de forma eletrônica o título.
A CertDox auxilia
Como mencionado por Sidney Garcia, o Protesto Digital auxilia e facilita a quitação de dívidas de forma digital e simples.
Acesse o nosso site e saiba mais sobre a solução. Peça uma demonstração e tenha um bate-papo com nossos atendentes.