Em um contexto onde as empresas passam por mudanças estratégicas em todas as áreas pelo uso de tecnologia, dados, automação e inteligência artificial (IA), os bancos e a indústria financeira no geral estão em renovação a uma velocidade e profundidade sem precedentes.
Desde a adoção do Pix, que se tornou o segundo meio de pagamento instantâneo mais popular globalmente, até a implementação do Open Finance, com potencial para colocar o Brasil à frente do Reino Unido, o setor financeiro brasileiro está se consolidando como um laboratório de experimentação e inovação.
A modernização da indústria financeira
A urgência de modernizar o setor financeiro é uma necessidade incontestável, impulsionada pela dinâmica em constante evolução dos negócios, a ascensão das tecnologias disruptivas e a demanda crescente por eficiência, segurança e conveniência. A modernização é crucial não apenas para manter a competitividade, mas também para assegurar a segurança e a eficácia dos novos modelos de negócios que estão surgindo.
O Brasil e a evolução da indústria financeira
Nosso país está acostumado com a evolução constante e muitas vezes não percebe o papel de destaque internacional que desempenhamos no setor.
Assim, cada passo em direção ao progresso na digitalização das transações financeiras tem sido excepcionalmente bem-sucedido por aqui, e essa mesma expectativa otimista é projetada para as realizações futuras.
O futuro da indústria financeira
Ainda que com as constantes evoluções do setor financeiro no nosso país, os tempos que virão ainda irão trazer mais tecnologia e inovação. Portanto, nosso expert, Carlos Oliveira, CEO da CertDox fala um pouco sobre o assunto. Confira abaixo.
Como o Real Digital deve impactar no setor?
O Real Digital deve trazer uma enorme simplificação e eficiência em vários casos de uso, seja pela desintermediação e automação de processos de liquidação com adoção da tecnologia blockchain e smart contracts, seja pela possibilidade de tokenização de ativos, flexibilizando processos de aquisição e investimento com custos extremamente reduzidos.
A Lei das Criptomoedas estabelece o BC como órgão regulador. Como podemos definir isso?
A regulação das exchanges, e consequentemente deste segmento, é uma consequência natural do papel do regulador da indústria financeira e já esperado pelo mercado. Isto permitirá equalizar o cumprimento das obrigatoriedades e controles requeridos pela nova Lei, compatibilizando com o monitoramento realizado junto às demais instituições.
Em meio a tantas inovações, o que esperamos da CyberSegurança?
Existe e continuará existindo uma preocupação crescente com a Segurança Cibernética. Por outro lado, a indústria financeira está também madura nesta disciplina, incorporando “by design” todos requerimentos e cuidados para permitir uma arquitetura e implementação segura na incorporação de cada nova solução.
A CertDox e a transformação digital
Em suma, é crucial que a sua empresa esteja pronta para abraçar tal evolução. Isso pode ser alcançado por meio da harmonização entre os processos internos e os serviços financeiros, abrangendo áreas como pagamentos e crédito.
A CertDox se dedica a aperfeiçoar a integração dos processos empresariais, simplificando a digitalização dos serviços financeiros. Dessa forma, a nossa plataforma oferece soluções projetadas para auxiliar na sua transformação digital.
Por fim, isso resulta em uma maior eficiência e agilização da jornada dos processos em várias esferas. Isso acontece na incorporação de assinaturas digitais e eletrônicas, registros em cartórios e a gestão de protestos eletrônicos.
Acesse o site e confira todas as possibilidades que oferecemos.