Skip to main content

Tecnologias avançam e o mercado se adequa, esse é o princípio da transformação digital. Com o uso da blockchain na economia, o mercado mobiliário também se adequou através da tokenização de imóveis. Confira no artigo de hoje as vantagens, como é o uso e a tokenização no mercado imobiliário brasileiro.

Em suma, a tokenização de ativos significa transformar um ativo em NFT (Non Fungible Token). Esse NFT representa um token ligado a tecnologia blockchain e criptografado vinculado a um ativo tangível ou intangível, dentre eles os imóveis. Para saber mais sobre os conceitos, confira o nosso artigo anterior sobre tokenização.

Com isso, ao transformar um ativo em NFT, o mesmo se torna único, ou seja, haverá valorização no mercado. Mas como podemos trabalhar esse token de forma assertiva no mercado? 

Vamos começar como a centralização do que pode ser um ativo imobiliário a se tokenizar, imprescindível para entendermos e contextualizarmos os tokens no mercado.

 

Quais os tipos de ativos imobiliários? 

Ativos imobiliários são ditos como toda a parte que envolve imóveis tangíveis ou contratos relacionados aos mesmos.

Esses imóveis podem ser compreendidos como terrenos, casas, apartamentos, prédios e instalações físicas no geral.

Fundos imobiliários

Os FIIs funcionam como uma aplicação conjunta voltada para empreendimentos imobiliários. Ou seja, pessoas que investem em projetos imobiliários como construção de edifícios, shoppings e etc.

Títulos de crédito imobiliário

Dividem-se os títulos de crédito em Letra de Crédito Imobiliário (LCI), que são de mais fácil acesso, e Certificado de Recebiveis Imobiliário (CRI), cujo investidor já precisa fazer parte de algum investimento para ter acesso

 

Como posso tokenizar um imóvel?

Os tokens são alternativas inteligentes e atrativas que estimulam o aquecimento do mercado imobiliário. Esse processo de tokenização é feito através da tecnologia blockchain. Confira abaixo os passos necessários:

  • Comece com a análise e aprovação da tokenização por parte do interessado e da empresa tokenizadora;
  • Cria-se smart contracs e o token criptográfico, que representa o imóvel. O mesmo será dividido em partes que irão aumentar a atratividade no mercado;
  • Os tokens e o smart contract será negociado pela tecnologia blockchain;
  • Ao final do processo, a blockchain executa os smart contracts e entrega para cada comprador os tokens adquiridos e os valores para o emissor.

Todas as transações são feitas de forma digital e controladas, pois todos os computadores da blockchain testam a integridade do emissor do token. Assim, garantindo a segurança do processo.

 

Quais as vantagens da tokenização de imóveis?

Muitos pensam que os tokens servem apenas para compra e venda de imóveis na planta. Porém, com ele, é possível dar novas possibilidades a imóveis que não estão à venda.

Com isso percebemos vantagens claras como a movimentação e o aquecimento do setor imobiliário, já que imóveis parados ganham novas utilidades e geram receita aos donos.

Como vantagem também percebemos a criação de uma cultura de inovação de negócios. Ou seja, com a utilização de imóveis por uma pequena parcela de tempo pelos compradores, o token se torna mais valorizado.

Assim, o uso dos tokens podem se estender a diversas funcionalidades e no caso do mercado imobiliário, facilita os processos e desburocratiza o setor com segurança e agilidade.

Dessa forma, isso tudo é possível pela tecnologia blockchain, que atua como alternativa para tornar o setor mais eficiente, sem a necessidade de intermediários.

 

A tokenização de imóveis no mercado brasileiro

Segundo o Datastore, o mercado imobiliário brasileiro está sendo impulsionado atualmente pela intenção de compra de 29% nos próximos anos, ainda que estejamos passando por instabilidade econômica.

Para que isso seja de fato efetivo é preciso enfrentar as barreiras e burocracias. E, como já falamos acima, a tokenização de ativos imobiliários garante a facilidade nos processos. Oferece assim, mais segurança e democratização nos investimentos.

A tokenização de imóveis ainda é nova no Brasil , mas tem crescido rapidamente atraves de diversas startups focadas em tecnologia no setor.

tokenização de imóveis em escritório

Fundos imobiliários vs Tokenização de imóveis

Como já explicamos acima, os Fundos de investimento imobiliário (FII) são consórcios formados por investidores que aplicam em imóveis prontos, terrenos, projetos ou locações. Os cotistas negociam as cotas na bolsa de valores e dividem os lucros.

Os FIIs já fazem parte da cultura de investidores, que os negociam com frequência no mercado tradicional. Porém, percebe-se um interesse crescente em utilizar a tokenização. 

Mas quais as diferenças de FIIs para os Tokens? Confira abaixo:

  1. O Fundo Imobiliário tem um próprio CNPJ e obrigatoriamente tem um gestor e um administrador;
  2. Um token imobiliário é um registro digital, assim não tem a possibilidade de administrar o imóvel do qual está vinculado;
  3. Não há impostos para pessoa física no requerimento de um Fundo Imobiliário;
  4. O Token é mais fácil de ser utilizado pois tem regras flexíveis definidas por cada emissor, já os FIIs possuem maior auditoria e controle.

 

A blockchain irá implicar na atividade notarial?

Com o fenômeno da tokenização, o setor imobiliário se viu envolvido na aplicação de  tecnologia e na desburocratização dos processos.

O ambiente virtual traz desafios que o Direito precisa desbravar. Nesse caso, tal evolução envolverá o Direito notarial e registral em uma busca por registros e escrituras inteligentes.

Com a tecnologia blockchain a execução de escrituras públicas seria amplificada.

Tendo em vista que uma das vantagens da nova tecnologia é a eliminação de processos intermediários e automação, há uma necessidade de transformação dos processos referente aos registros públicos de propriedade e consequente integração eletrônica e eficiente com os notários e registradores.

 

Automação necessária para tokenização de imóveis

Devido ao avanço na tecnologia e o uso da tokenização de ativos imobiliários, o setor precisa se adequar e automatizar os processos para melhorar a competitividade e produtividade.

Uma solução digital e integrada às entidades de registro otimizam os processos, ao submeter os contratos analisados e conferidos com maior eficiência.

Através do Portal de Registros da CertDox toda a automação é garantida com segurança e rapidez.

Saiba mais sobre a solução em nosso site.