As operações envolvendo garantias imobiliárias são ainda muito burocráticas e consequentemente demoradas, onerando a sociedade como um todo. Porém, atualmente o cenário apresenta grandes oportunidades de simplificação e agilização com o Crédito Digital. Confira no artigo.
As limitações para a contratação de crédito imobiliário
A contratação do crédito imobiliário envolve um significativo volume de certidões e comprovações excessivas. Isso gera transtorno e dificuldades aos clientes, além de custos adicionais e consequente lentidão para percorrer as inúmeras etapas necessárias a sua finalização.
As iniciativas existentes junto às instituições financeiras e ao mercado imobiliário são promissoras mas ainda tímidas, limitadas a simplificação de algumas etapas, como recorrer a digitalização do contrato para uso de assinaturas digitais.
Porém, isso normalmente ocorre sem integração com a jornada de contratação que se inicia muito antes do processo estar pronto para formalização do contrato. E assim, somente termina muito após a assinatura do mesmo.
Avanços no crédito digital ainda tímido
Houveram concessões importantes oriundas principalmente do surgimento da Covid-19, momento em que se impossibilitou temporariamente o atendimento presencial e ativaram-se alternativas existentes e de tecnologia simples. Porém, apesar de serem domínio público antes, não haviam sido disponibilizadas por falta de foco no tema.
Algumas ações se tornaram possíveis e aceitas, facilitando a vida do cidadão, como:
- Possibilidade de simulação da operação;
- Aprovação do crédito por interface digitais;
- Geração de certificados digitais por videoconferência;
- Envio de contrato por imagem.
Existem algumas experiências bem sucedidas mais amplas na indústria que objetivam uma digitalização maior do processo como um todo. Porém ainda limitadas a situações e regiões específicas, devido aos requisitos existentes para aprovação, contratação e registro de operações de crédito imobiliário.
No processo de Alienação Fiduciária existe uma série de exigências e atividades de verificação para sua efetivação que transmitem a segurança e tranquilidade necessária aos atores envolvidos no processo em função do risco inerente ao ato. Estas ações são de difícil aceleração e digitalização.
Em paralelo, tivemos a iniciativa regulatória da aprovação do Decreto-Lei 14.382/22 que instituiu o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP). Ela pretende unificar os sistemas de cartórios de todo país. Isto significará uma evolução relevante para integração das etapas do processo, embora não esteja claro como isso de fato ocorrerá e como será a implementação dos processos operacionais envolvidos.
De toda forma, tais movimentos finalmente concorrem para melhoria do processo, resultando em redução dos custos e tempos envolvidos no processo.
Crédito Digital como melhoria
Ter cada etapa do processo digitalizada, desde a possibilidade de cotação e obtenção dos documentos até a formalização e registro, é uma premissa fundamental. Porém, não suficiente para a jornada do cliente ser de fato simplificada e sem fricção, assim como a integração dos processos envolvidos que requerem uma transformação digital e integração tecnológica por si só.
Muito ainda pode e deve ser feito para simplificar a vida do cidadão na obtenção de seu empréstimo para compra de seu bem imobiliário.
Felizmente, já existem soluções inovadoras com esteira de conexão disponíveis aos agentes de financiamento imobiliário com experiência totalmente digital, integrada e transparente. Consequentemente, aceleram e antecipam o atendimento das necessidades do mercado imobiliário e dos seus clientes.
A CertDox como facilitadora do processo de Crédito Digital
Poder ter uma experiência única fim-a-fim, e sem gerar impacto aos clientes, como a necessidade de recorrer à despachantes para obtenção de documentação ou ida aos cartórios, já é possível e disponível para várias instituições financeiras e fintechs de crédito. Isso ocorre através de plataformas tecnológicas e redesenho dos processos vigentes.
A plataforma CertDox consolida todos os recursos através de motores e robôs de integração, trazendo as conexões necessárias para gerenciamento das etapas dos processos.
Outros processos facilitados pela CertDox são a possibilidade de customizações dos contratos, geração das assinaturas digitais compatíveis com as exigências dos registradores imobiliários e perfeita conexão com as interfaces dos agentes de registro para formalização de contratos.
Além disso, a marca conta também com excelente processo de registro da garantia imobiliária, e, maior eficiência no workflow com um todo.
Benefícios do uso das soluções CertDox
Obtém-se uma percepção muito favorável e atrativa do produto imobiliário para realização da contratação da operação, já que isto se traduz em conveniência para o cliente, além de uma drástica redução do prazo de liberação do crédito.
Como benefício temos também a eliminação da inércia e dificuldade do cliente em realizar as atividades que antes estavam sob sua responsabilidade. Isto representa maior estímulo ao produto, melhor nível de satisfação e antecipação da receita proveniente de uma contratação acelerada.
Como sabem, o crédito imobiliário é uma importante mola para o desenvolvimento econômico e realização dos sonhos das famílias, uma vez que promove a melhoria do status social.
Cabe ressaltar que as operações de Home Equity, operações de crédito com garantia do imóvel do cliente, e outros processos e produtos envolvendo de alienação imobiliária, também vem crescendo de forma significativa por alguns dos benefícios mencionados acima, simplificados através de seu processo digitalizado pela mesma esteira de formalização integrada.
Acesse o site e conheça a CertDox e as soluções digitais que otimizam os processos de crédito.