Os processos digitais ajudam na otimização das demandas internas e consequentemente na melhor experiência do consumidor final. Mas como está o Brasil nessa evolução digital? Quais processos podem ser otimizados com tecnologia? Confira no artigo.
Os processos digitais são imprescindíveis para garantir a segurança e eficiência dos negócios. Falando especificamente da digitalização para a identificação, em recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Unico, estudos indicam que o Brasil desperdiça cerca de R$104 bilhões por falta destes processos.
A pesquisa sobre os processos digitais
Quando o assunto é maturidade digital do governo e de empresas, o Brasil ainda tem baixos índices. Segundo a pesquisa, o custo para a identificação em 2021 custou uma variável de R$104,4 bilhões a R$174,2 bilhões. O que representa mais de 1% do PIB do ano.
O estudo teve como objetivo mapear momentos e situações em que provar a identidade se tornou uma dificuldade e uma barreira custosa na eficiência de empresas.
Não somente para empresas, mas falando sobre cidadãos isso também gerou gastos anuais em serviços comuns, como liberar uso de cartões em bancos ou entregar documentos para seu novo emprego.
A falta de evolução tecnológica e processos digitais
Com o estudo, bem como, foi possível perceber que o Brasil não tem aproveitado as melhores maneiras de se desenvolver tecnologicamente — o que pode ser feito também com uso da tão falada inteligência artificial e a conexão 5G.
Ainda há um longo caminho para se percorrer no quesito autenticação de identidade, p.ex. para obter mais segurança e praticidade nos processos de acesso e autorização, mesmo com o mundo se transformando mais em digital a cada dia que passa.
Os processos digitais no backoffice
Os processos internos afetam diretamente a produtividade na sua empresa e consequentemente a experiência dos seus clientes. Falta de integração entre os processos, e, necessidade de pesquisa e redigitação de informações para conclusão das operações são problemas comuns. Por isso, é importante usar a automação como método de melhora na produtividade do backoffice.
A integração de sistemas
Conectar sistemas estabelece um workflow melhor e mais ágil, além da possibilidade de gerenciamento em tempo real. E isso pode acontecer por meio de automação dos processos da sua empresa.
Um exemplo é a utilização de integração automatizada para a contribuição de diferentes setores em uma mesma operação, de forma customizada e específica.
Ao sentir a existência de inconsistência de dados, baixa qualidade de atendimento, prazos de entrega elevados e altas demandas por transformação digital, entenda que esta é a hora de automatizar.
A Transformação digital
A transformação digital implica diretamente na melhora de processos nas empresas, conferindo uma experiência diferenciada aos seus clientes.
Contudo, no sistema financeiro e particularmente no mercado de crédito, os processos são complexos, exigindo vários controles, validações e formalização junto a Clearings e infraestruturas de mercado. A integração dos serviços financeiros com entidades de registros e depositárias é um dos beneficios que a transformação digital proporciona diretamente facilitando o processo.
Formalizações, assinaturas, registros, protestos, conciliações e monitoramentos podem ser feitos de forma mais simples, ágil e segura por meio de tecnologia.
Por isso, a CertDox nasceu e avança a cada dia com o objetivo de transformar digitalmente os negócios de seus clientes. As soluções viabilizam e integram as operações financeiras nos ciclos de processamento interno que, ao longo do cumprimento das demandas, afetam diretamente o cliente final.
Em outras palavras, tais soluções como Voto Eletrônico, Protesto, Assinaturas e Registros Eletrônicos permitem acelerar o ciclo das atividades operacionais internas com automação e controle por meio de dashboards intuitivos.
Precisa de soluções inovadoras para otimizar os processos em sua empresa? Acesse o site da CertDox e veja como é possível fazer a transformação dos processos digitais.