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Confira a transformação digital para as instituições financeiras e os diferentes níveis de maturidade digital e quais os desafios enfrentados para que o patamar mais alto seja atingido.

O que você vai ler neste artigo:

  • A transformação digital dos bancos
  • O que é maturidade digital
  • Níveis de maturidade digital
  • Em que nível a maior parte dos bancos se encontra?
  • Desafios dos Bancos
  • Como a CertDox auxilia

 

A transformação digital dos bancos

A pandemia foi um grande impulsor do movimento da transformação digital. A criação e fomento de estratégias para o mundo virtual se tornou rotina e conquistou um novo olhar pelas empresas.

Para os bancos, a inovação tecnológica não é apenas um diferencial, mas sim um ponto estratégico de vantagem competitiva. 

Hoje, o objetivo maior é atingir essa maturidade para ter melhores benefícios nos negócios. Alguns exemplos são melhores experiências e relacionamento com o cliente, maior lucratividade e principalmente possibilidades para alavancar o mercado de crédito.

É possível aumentar cerca de 5,8% a rentabilidade de um banco que possua maturidade digital definida, segundo pesquisa da Accenture .

Confira abaixo mais informações sobre a maturidade digital e como isso impacta nos bancos e financeiras.

maturidade digital dos bancos

O que é maturidade digital

Tratamos como maturidade digital a evolução dos bancos no uso estratégico da tecnologia em prol de experiências fluidas do cliente. Assim, podemos mencionar que bancos que tenham em suas operações processos tecnológicos robustos, integração das jornadas dos serviços estão em um patamar elevado.

Outros pontos importantes para isso é a conexão conveniente com os clientes e uso de ferramentas inovadoras.

Estes bancos conseguem desenvolver operações mais eficientes e ágeis com automação e inteligência. Com isso, a tomada de decisão baseada em análises e dados se torna mais assertiva.

 

Níveis de maturidade digital

É possível dividir o nível de maturidade dos bancos e empresas em geral em 4 categorias, seguindo o parâmetro da Accenture. São elas:

  • Estável: Bancos que fazem uso de ferramentas e tecnologias básicas para a introdução ao mundo digital, mas que tenham processos ainda não padronizados.
  • Eficiente: Bancos que têm um mínimo de automação nas operações, sendo elas robóticas e integradas a parte do fluxo de trabalho interno. 
  • Preditivo: No modelo preditivo os bancos já consideram todo o seu esforço baseado na análise efetiva de dados para a tomada de decisão e insights e uso de tecnologia avançada.
  • Future-ready: Maturidade plena e operações inteligentes com uso de inteligência artificial, cloud computing e blockchain implantados. Neste nível todos os processos já se tornaram digitalizados.

 

Em que nível a maior parte dos bancos se encontra?

Ainda de acordo com a Accenture, 57% dos bancos encontram-se no nível preditivo, ou seja, estão avançando, mas ainda precisam elevar ainda mais o patamar para considerar-se de fato com o processo 100% maduro.

Apenas 6% dos bancos consideram já estar no nível mais elevado.

E ainda que a expectativa seja de crescimento e elevação de níveis para as instituições financeiras, em comparação com outros setores da economia, a maior parte dos bancos ainda está em um nível considerado baixo. 

maturidade digital dos bancos no brasil

Os desafios dos bancos para alcançar a maturidade digital

Em meio ao processo de digitalização e avanço tecnológico, o setor financeiro encontra barreiras que precisam ser superadas para que a maturidade digital evolua positivamente.

Por esse motivo, abaixo mencionamos 4 principais desafios:

1) Capacidade de análise dos dados

É necessário coletar dados de forma ágil e automática, armazená-los e consolidá-los de forma estruturada, para assim, fazer a análise correta e garantir bons insights para a tomada de decisão assertiva;

2) Integração entre tecnologia e negócios

Usar tecnologias em si não impactam positivamente os negócios, apenas geram gastos desnecessários. As ferramentas tecnológicas devem servir para agregar valor e benefícios aos clientes e a eficiência da operação É preciso utilizá-las estrategicamente;

3) Profissionais comprometidos com uma cultura de inovação

Os envolvidos nas operações e processos de evolução digital precisam criar um ambiente de aprendizado e constante aprendizado e inovação descentralizada envolvendo toda a empresa e buscando novas experiências para avançar no nível de maturidade digital;

4) Automação e inteligência artificial

Pode-se automatizar processos repetitivos e burocráticos dos bancos para mitigar riscos e erros e para que a equipe consiga mover esforços em atividades de maior valor estratégico para o negócio.

 

Conclusão

Embora existam múltiplas tecnologias disponíveis e altos níveis de investimento na indústria financeira, a evolução da maturidade digital dos bancos está mais fortemente relacionada pelo uso inteligente desses recursos. 

Assim, visando sempre uma diferenciação obtida pela oferta mais assertiva de serviços convenientes e capacidade de proporcionar uma experiência fluida e agradável do cliente no uso dos seus serviços. 

Com assim, para viabilizar, é fundamental o foco no redesenho das jornadas de processos de negócio. Utilizar ferramentas e plataformas digitais, garante integração, monitoramento inteligente e eficiência na entrega ágil das soluções aos clientes.

 

Como a CertDox auxilia na maturidade digital dos bancos

Com soluções inovadoras, consistentes e tecnológicas, a CertDox automatiza e agiliza os processos em sua instituição financeira.

As plataformas integram, desde a formalização, passando por assinaturas, registros perante entidades cartorárias e protesto ao monitoramento dos processos. Tudo de forma 100% digital, aprimorando o workflow e auxiliando nas estratégias.

Conheça a CertDox e as soluções que irão beneficiar toda a instituição financeira para que o alto nível de maturidade digital seja alcançado.