O ONSERP (Operador Nacional do SERP) é um marco importante e essencial para viabilizar a implantação do SERP (Sistema Eletrônico de Registros Públicos) no Brasil. Mas como isso irá impactar o serviço? Leia no artigo abaixo.
Foi realizada a Assembleia Geral da Fundação do ONSERP em meados de junho, juntamente com a eleição da diretoria e coordenação na presença de três representantes dos segmentos de registros públicos brasileiros e da Corregedoria Nacional de Justiça.
Um passo importante para o desenvolvimento do SERP é a implantação do ONSERP, já que terá a função de fazer a implantação do sistema, além de sua manutenção e garantir o funcionamento.
O marco e avanços com ONSERP
O ONSERP é considerado um marco e um momento histórico de transformação e avanço para os registros públicos no Brasil. Isso acontece devido ao compromisso de ampliar e melhorar o sistema para agregar ao setor.
Com isso, haverá integração de serviços e avanços notáveis que transformarão os Cartórios em ponto único de acesso para o cidadão, facilitando e agilizando processos antes burocráticos.
Este é apenas o início de grandes transformações impulsionadas pela tecnologia e agora envoltas por um Operador Nacional. A coordenação da plataforma eletrônica que contempla todos os serviços é um grande passo para a transformação digital efetiva.
A regulamentação do ONSERP
Discussões realizadas pelo grupo de trabalho criado pela Corregedora Nacional deram início aos estudos e propostas. Tais estudos para que a implementação e o funcionamento do SERP acontecesse de forma efetiva. Desse modo, o grande objetivo é simplificar e modernizar o acesso dos cidadãos a serviços de Cartórios.
Recursos Financiadores
Além do que já falamos sobre o ONSERP, foi regulamentado também três Fundos. Confira abaixo:
- Fundo para a Implementação e Custeio do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (FIC-ONSERP);
- Fundo para a Implementação e Custeio do Sistema Eletrônico do Registro Civil de Pessoas Naturais (FIC-RCPN);
- Fundo para a Implementação e Custeio do Sistema Eletrônico do Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas (FIC-RTDPJ).
Considerações experts
“É difícil expressar em palavras a magnitude deste ato de hoje e o ONSERP traz uma grande responsabilidade e um ganho de eficiência muito grande para o sistema registral. Nós começamos a imaginar a interoperabilidade dos registros há muitos anos, em São Paulo, e hoje estamos aqui diante deste imenso desafio que enfrentamos com coragem. O registrador civil aposta muito no ONSERP como convergência de ideias e projetos para ampliar nossos serviços, ganhando escala e reduzindo nossos custos. Tenho certeza que estamos no caminho certo”, Luis Carlos Vendramin Junior, presidente do ON RCPN.
“A fundação do ONSERP é um grande passo para os registros nacionais, tal qual a Lei 6.015/1973, e representa a universalização dos acessos e um imenso avanço para o serviço delegado brasileiro. É uma honra e uma satisfação imensa participar deste momento”, disse Flauzilino Araújo, presidente do ONR.
“Tais evoluções de acesso eletrônico dos Cartórios irão evoluir gradativamente na medida que o SERP for sendo estruturado e definidos todos os seus processos, sendo que com sua transformação, utilizar os serviços cartorários ficarão cada vez mais disponíveis para os cidadãos, reduzindo o gap atual de digitalização para uma sociedade que já está conectada e acostumada a contratar serviços e comprar produtos através de plataformas eletrônicas”. Carlos Augusto Oliveira, CEO da CertDox
Registro Eletrônico CertDox
Para empresas, o cenário é ainda mais complexo. Não basta ter um endereço de acesso, e sim uma integração efetiva com as esteiras das instituições para completa experiência digital e fluida. Assim, permitindo assim uma gestão completa de todo o processo.
Antecipando essa tendência e atendendo a esta necessidade do mercado, a CertDox apresenta uma plataforma inovadora. A mesma conecta os sistemas legado das empresas para viabilizar a realização do Registro Eletrônico possibilitando a integração digital com os Cartórios de forma simples, automatizada e ágil.
Um dos pontos principais é a análise prévia das documentações. Isso ocorre de acordo com todas as regras cartorárias e proporciona uma diminuição de cerca de 50% do tempo para o processo final de registro de contratos. Representa também uma significativa redução da taxa de rejeições e exigências no momento de entrada para registro no Cartório.
Acesse o site e conheça os detalhes da ferramenta Registro Eletrônico CertDox.