Existe uma evolução nos atuais processos complexos e estruturados de crédito. Isso viabiliza a simplificação da sua formalização e permitindo aceleração e crescimento dos volumes de contratação de forma ágil e eficiente para o acompanhamento do mercado.
Crescimento demonstra fortalecimento do mercado de crédito
O BC (Banco Central) tem aumentado sucessivamente as estimativas para o crescimento do crédito no país, em 2021. A Febraban inclusive divulgou recentemente sua pesquisa que aponta que a carteira de crédito deve crescer 11,3% em 2021.
Isso demonstra a melhora no prognóstico da ampliação da oferta de crédito, reforçando a percepção de recuperação da atividade econômica e a relevância do crédito para este crescimento, confirmou a Febraban.
No entanto, para aproveitar esta oportunidade de crescimento e absorver maiores volumes de mercado, é fundamental contar com uma operação escalável e otimizada, o que se consegue apenas focando e resolvendo especialmente os gargalos e dificuldades em seus processos operacionais.
Clientes do Varejo já podem executar quase todas as tarefas, inclusive contratação de créditos clean (sem garantias) pelo celular ou computador, com apenas alguns cliques.
Mas a transformação digital acontece agora também em todos os processos das Empresas, em que operações estruturadas com tickets maiores e com garantias exigem validações, registro com fé pública para adequada segurança em caso de inadimplemento.
A transformação digital das operações de crédito vai garantir, portanto, o acompanhamento do crescimento desta demanda de forma eficiente, reduzindo inclusive o prazo de liberação das operações e desembolso do crédito ao cliente.
A transformação digital aplicada ao crédito
A transformação digital nos processos de crédito viabiliza a desmaterialização dos instrumentos digitais, permitindo um fluxo de ponta a ponta integrado e conectado com todas as entidades necessárias para viabilização da operação.
Ou seja, desde a geração dos contratos nato-digitais e formalização através de assinaturas eletrônicas das partes envolvidas, até a conexão eletrônica com os Cartórios para obtenção e comprovação dos documentos e certidões requeridas, além do registro do contrato e das suas garantias.
Trata-se, portanto, de colocar a tecnologia e a inovação no centro da estratégia. Com isso, tornará os processos mais ágeis, eficientes e seguros — características essenciais para ter competitividade no mercado atual.
Portanto, as instituições financeiras não podem ficar alheias à era digital e sua aplicação nos processos operacionais. Ou seja, não apenas adotar canais digitais de contratação aos seus clientes, mas principalmente transformar os seus processos operacionais integrando todo o fluxo da operação para uma experiência ágil e completa para o seu cliente.
Plataforma digital de integração e registro da CertDox
A digitalização das operações, registros das garantias, formalização digital, são os aliados daqueles que querem acompanhar o atendimento da crescente demanda por crédito, como identificado pelo Banco Central.
Manter a estrutura operacional só será possível com a adoção de melhores práticas de transformação digital. Assim como, avaliação de risco de crédito e entregar uma maior eficiência operacional
Nós da CertDox dispomos de uma plataforma aderente a este propósito. Da assinatura digital ao registro e formalização das garantias para empréstimos ou cessão, podemos abreviar o caminho para transformação digital da operação, atendendo 100% à regulação atual.
Para se manter competitiva, as instituições têm que necessariamente buscar incessantemente alternativas mais dinâmicas e flexíveis que gerem eficiência, controle e agilidade no processo de concessão ao longo de suas diversas etapas de formalização e registro. Exatamente o que a CertDox tem a oferecer.