Skip to main content

Recentemente foi instituída a Rede Federal de Gestão de incidentes cibernéticos que tem por objetivo prevenir ameaças, compartilhar incidentes e práticas, e, conscientizar as entidades e autarquias sobre a importância da segurança de seus processos e acervos digitais.

Na prática o Decreto n° 10.748, 16/07/21 mostra como a gestão e tráfego de informações e documentos em ecossistema digital deve ser municiado por incentivos e investimentos.

Como prevenir ataques

Acima de tudo, é necessária a adoção de políticas e procedimentos que possam gerenciar efetivamente o ambiente de informações de sua empresa. Aqui vão algumas boas práticas:

– Adote políticas de segurança que sejam claras e estejam bem disseminadas, principalmente com a equipe de desenvolvedores.

– Automação de ferramentas de cibersegurança, com protocolos de autenticação, configuração de vulnerabilidades e códigos de criptografia. Assim garante-se o mapeamento e proteção dos metadados.

– Ao usar ferramentas de cibersegurança, garanta que sejam de aplicações testadas, maduras e de código aberto para facilitar a gestão das informações.

– Ação rápida contra vulnerabilidades e deficiências encontradas. Garantir uma gestão ativa e práticas de correção instantâneas ajuda no processo preventivo.

– A gestão de grupos de acesso e credenciais privilegiadas é também importante e garante maior controle e segmentação de risco.

– Segmentar sua rede com objetivo de reduzir o acesso e campo de visão de possíveis invasores.

Bem com, estas são boas práticas que se adotadas podem gerar certo conforto para sua empresa quando o assunto for Ciberataque. E possibilitará resiliência, de modo que haja ações preventivas e detectivas.

FINTECHs e o uso de tecnologia com segurança cibernética

Entendemos que apesar de inúmeras preocupações com este tema, a sociedade brasileira, autoridades governamentais combinadas com empresas baseadas em uso intensivo de tecnologia, como, por exemplo, FINTECHs, têm se unido e cada vez mais soluções integradas estão surgindo.

Fintechs como a CertDox, apoiam estas boas práticas e através de soluções de segurança aplicadas em sua infraestrutura, oferecem ao mercado soluções de Gestão Documental e integração segura de processos de negócios que aceleram a transformação e governança digital das informações de sua empresa.

A CertDox, em constante sintonia com a realidade de Transformação Digital, está certificada pelo ISO 27001 o que lhe confere alto padrão de segurança através aplicações de Firewall, Autenticação, uso de Token e Assinaturas Eletrônicas, além de Criptografia na segurança de dados para impedir que partes maliciosas ou negligentes acessem informações sigilosas, tornando o acesso ou intercepção de dados o mais difícil possível, e seu eventual uso ainda mais complexo e inviável.

A criptografia pode ser aplicada a todos os tipos de necessidades de proteção de dados e documentos, desde informações confidenciais até transações financeiras.

Os requerimentos da Lei Geral de Proteção de Dados recentemente em vigor são um exemplo de como essa responsabilidade aumentou.

Conheça mais sobre a CertDox.