Skip to main content

O sucesso das fintechs está totalmente relacionando ao conceito de entregar soluções extremamente convenientes para as necessidades de seus clientes utilizando inovação e tecnologias disruptivas. Elas focam um problema claro e importante, e constroem plataformas digitais descomplicadas de acessar e usar, representando em geral uma experiência incrível.

No entanto, por trás dos benefícios evidenciados através das novas soluções, nada disso teria relevância e muito menos adesão, sem um requisito de extrema importância – tão básico quanto fundamental: A segurança cibernética.

A segurança cibernética é sinônimo de proteção, mas também confiança e transparência, na medida que garante que o mercado financeiro visualize seu negócio com a tranquilidade necessária para oportunidades verdadeiramente promissora, enquanto o fluxo financeiro transita pelas plataformas tecnológicas envolvidas.

Nos tempos atuais ainda existe o agravante de preocupação, na medida que os ataques cibernéticos têm crescido consideravelmente, sendo portanto mais um motivo para as empresas investirem seus recursos em soluções seguras.

Isto é ainda mais crítico quando o fluxo do processo é totalmente digital, envolvendo portanto certamente com rotinas de integração sistêmica entre plataformas ou instituições, além de tráfego e armazenamento de dados ,e, sua respectiva manutenção e atualizações de versão.

Privacidade e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o debate mostra-se ainda mais relevante, uma vez que toca num assunto sensível: a privacidade das pessoas e dos clientes.

Desse modo, é essencial prever uma estrutura de segurança de dados que mitigue riscos associados ao uso, intensivo e acesso de aplicações e rotinas automatizadas, e que previna aos riscos associados e incidência de penalidades, que possa garantir os seguintes itens:

– Blindagem robusta da infraestrutura.
– Uso correto de tratamento e compartilhamento de dados de acordo com os princípios de confidencialidade.
– Reaproveitamento inteligente de informações.
– Guarda segura através de aplicações de criptografia de segurança.

Diante desse cenário, não poderia ser diferente que a CertDox, adota em toda sua arquitetura sistêmica, junto aos seus funcionários e clientes, critérios e procedimento rígidos de segurança da informação, garantindo proteção e manutenção da confidencialidade, conforme Normativas de Segurança Cibernética, LGPD – Lei Geral de Proteção a Dados e diretrizes de Compliance em linha com as regulamentações do Banco Central.

Além disso, nosso ambiente de processamento é certificado pelo ISO 27001 (padrão e a referência Internacional para a gestão da segurança da informação), o que garante quatro camadas de proteção:

– 1ª Camada de Segurança DNS Cloudflare.
– 2ª Camada de Segurança Firewall com rede segmentada em sub-rede pública e privada.
– 3ª Camada de Segurança Web Application Firewall.
– 4ª Camada Application: 2 Factor Authentication; LDAP; Password Policies.

No entanto, com um ambiente e infraestrutura adequadas, e aplicação correta das técnica de cyber security, a operação digital é perfeitamente segura e traz benefícios de eficiência e um ambiente propicio para evolução rápida dos negócios.

Para fazer a transformação digital do seu negócio e garantir da segurança da informação e proteção de dados pessoais nos processos digitais da sua empresa entre em contato com a equipe da CertDox.