or Confira 3 dicas de como simplificar o processo dessa modalidade de empréstimo que promete ser a nova onda no Brasil: o Home Equity
Simples, rápido e prático, o Home Equity é uma opção de crédito muito usada no exterior e que cresce a cada dia no mercado brasileiro, pois possui como principais vantagens os juros baixos e alongamento do prazo para pagamento..
Nesse blogpost descubra como escalar sua operação de home equity e confira 3 dicas básicas de como simplificar o processo e escalar a operação.
Boa leitura!
O que é Home Equity?
Antes de tudo, nessa modalidade de empréstimo, o titular disponibiliza o seu imóvel como garantia para obter crédito. Isso permite vantagens como menores taxas de juros e prazos mais alongados de pagamento.
O imóvel passa a estar alienado junto ao cedente – bancos e fintechs – dando a ele a garantia que, em caso de inadimplência, possa recuperar o valor da dívida com a liquidação da garantia.
Dados do Banco Central mostram que a demanda por esta modalidade de crédito com garantia imobiliária cresceu mais de 60% em 2020, comparado ao ano anterior.
De acordo com levantamento feito pela CrediHome, houve ainda um crescimento de 238% na contratação do produto no 1º semestre de 2021 em relação ao mesmo período em 2020.
Bom para todos!
O principal benefício do Home Equity para o solicitante, é que ao disponibilizar seu imóvel, ele recebe em troca de condições financeiras melhores e aprovação rápida de crédito para a operação de crédito
Bom também para a Instituição financeira ou Fintech, que atenua o seu risco de crédito, pois há uma garantia do imóvel.
Processo de controle para liberação da operação
No entanto, além do processo tradicional de avaliação do risco e precificação do crédito, para viabilizar a operação de Home Equity existe a necessidade de alguns processos burocráticos de avaliação e controle da garantia imobiliária.
Por isso, para realizar a operação torna-se também necessário providenciar uma série de checagens e certidões.
Tal documentação tornará possível se certificar de que o imóvel está desimpedido para permitir a realização do registro da alienação do imóvel junto ao cartório.
Para tanto, comumente o processo envolve a seguinte logística física:
- Encaminhamento até as instalações do respectivo cartório na praça da localização do imóvel;
- Efetivação do registro;
- Elevado tempo de deslocamento;
- Análise pelos notariais;
- Riscos inerentes ao respectivo transporte físico.
Somente após a aprovação, tramitação da documentação, e efetivação da alienação do imóvel no cartório de registro imobiliário é que o recurso é finalmente liberado ao solicitante.
3 dicas para simplificar o registro das garantias
O processo de obtenção de crédito imobiliário utilizando o Home Equity vem ganhando a cena no Brasil, principalmente porque ela oferece vantagens que outras modalidades não disponibilizam.
Porém, a logística física do processo pode trazer muitos riscos e prejuízos quando não são gestados por profissionais.
Separamos 3 dicas para simplificar o registro das garantias e deixá-las mais eficientes e ágeis.
- Adotar um serviço de obtenção eletrônica de Certidões;
- Utilizar uma plataforma de Registro Eletrônico das Garantias Imobiliárias de integração com cartórios;
- Elimine processos operacionais de controle e registro das garantias.
A plataforma CertDox garante eficiência e agilidade no desembolso dos créditos de Home Equity. Além disso, elimina os processos operacionais de controle e registro das garantias, simplificando a liberação das operações.
Por último, quer saber mais sobre nossas soluções?
Conheça mais a nossa plataforma entrando em contato conosco.
Até a próxima!