Skip to main content

A revolução dos meios de produção agrícola aconteceu com a chegada da tecnologia em massa. Maior produtividade, menos custos, segurança reforçada e agilidade são algumas das vantagens da agricultura 4.0. Continue a leitura para conferir as vantagens e como esse processo otimizado supera a burocracia do setor.

 

Agricultura 4.0: O conceito

A agricultura 4.0 define o avanço e a utilização da tecnologia no setor, com o objetivo de obter melhor desempenho e produtividade, além de autonomia e integração aos processos de produção.

Analisar um grande volume de dados e produzir em larga escala com qualidade nas entregas é um dos atributos de utilizar softwares e equipamentos adequados e desenvolvidos.

Para otimizar os processos, utiliza-se tecnologias avançadas, como softwares de gestão, sistemas, equipamentos e meios que ajudam na melhor gestão desde de documentações à colheita e tomada de decisão.

A automação na agricultura 4.0

Com o uso de automação na produção, os agricultores podem:

  • Garantir maior eficiência no uso de insumos;
  • Fazer melhor análise de dados para tomada de decisão;
  • Mais segurança para os trabalhadores;
  • Redução de custos.

Além dessas vantagens, é importante que os produtores agrícolas estejam cientes de que é urgente que o uso dessas tecnologias auxiliem na mudança dos processos para um ambiente que cause menos impactos ambientais.

Nesse sentido, esse processo de diminuição de impactos negativos começa no monitoramento de operações através desses novos softwares.

Aumento da produtividade

Com a tecnologia é possível produzir mais com menos equipamentos. A coleta de dados e uso assertivo dessas informações faz com que os processos sejam otimizados e o gerenciamento seja mais efetivo e, com isso, garantindo segurança e agilidade.

Bem como, para sustentar esse fato, na agricultura 4.0, todas as etapas são auxiliadas por tecnologia, em pequenas e grandes produções.

Monitoramento

Mesmo à distância, as tecnologias possibilitam o monitoramento de todas as operações em tempo real, para melhor gestão. Assim, a presença do gestor no campo, mesmo que distante, se torna mais efetiva.

Diminuição de custos e desperdícios

Integrar softwares à equipamentos ajudam no fornecimento de dados importantes para evitar desperdícios e custos.

Como por exemplo, de forma prático, o software pode informar o perímetro já percorrido pela máquina e evitar que haja duplicidade.

agricultura 4.0

A desburocratização

Em suma, a tecnologia chegou para mudar de forma efetiva a produção. Agilizar e auxiliar com ferramentas digitais importantes que otimizam os processos.

De acordo com a pesquisa FAPESP, realizada pelo Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.5 milhão de produtores rurais analisam dados através de dispositivos digitais.

Mesmo com o avanço tecnológico, ainda há desafios a serem enfrentados na desburocratização do setor. Segundo a pesquisa do Tribunal de Contas da União (TCU) o agro ainda tem grandes ineficiências devido à burocracia, prejudicando o potencial competitivo do mercado no Brasil.

Analisando o setor, um dos processos que mais são defasados por conta da burocracia é o processo para abertura, regularização e fechamento de empresas rurais e urbanas, ao passo que decorrem por pelo menos 80 dias. Já em nosso vizinho, Argentina, o prazo é de 24 dias.

O acesso ao crédito

A CPR (Cédula de Produto Rural) é um Contrato de Financiamento utilizado no Agronegócio que necessita do cumprimento de vários processos operacionais e formalização junto a Registradoras e Cartório para segurança da operação mas que podem diminuir a efetividade do negócio agrícola.

Para solicitar a CPR, o produtor rural precisa dispor de em média 50 documentos. Além disso precisa também entender detalhadamente cada um deles e garantir o tempo necessário para o envio de tudo. Todo esse processo pode levar em média 60 dias.

No entanto, existem alternativas tecnológicas mais inovadoras para simplificação e agilização desse processo, contribuindo para eliminar ineficiências também nestes processos operacionais.

A CertDox, desenvolveu uma plataforma  de Registro Digital de Garantias para que as CPRs sejam registradas de forma fácil e ágil. Com isso, o processo é feito de forma totalmente eletrônica e em uma única plataforma.

A solução possibilita a integração junto a Registradora e com todos os Cartórios no Brasil para a constituição de garantia da Cédula de Produtor Rural e alienação fiduciária junto aos Cartórios . Tudo isso com agilidade, menos burocracia e de forma automatizada

Confira o site e saiba mais sobre a nossa solução digital.