Ainda sofremos os impactos da pandemia mundial de COVID-19, mas percebemos que o setor financeiro tem se destacado como grande impulsor de melhora da economia e reação a esse cenário de crise.
Confira no artigo os impactos que o uso da tecnologia trouxe e continuará trazendo nos próximos anos e como isso auxilia na retomada da economia.
Não podemos deixar de falar do cenário de baixas deixado por esse período na economia do nosso país.
Sabemos que de acordo com o IBGE, mais de 700 mil empresas fecharam as portas e tivemos impactos nas exportações do país.
Mas, pensando no setor financeiro, a liberação de mais de R$ 1 trilhão de reais em créditos para o mercado deram margem para uma nova ascensão da economia, além das novas linhas de crédito concedidas, mitigando os efeitos em muitas empresas que com isso conseguiram suportam esta fase de recessão e sobreviveram ainda que com dificuldades..
Tecnologia e digitalização na retomada da economia
Acesso ao crédito é apenas uma das formas de impulsionar a economia possibilitadas pelo mercado financeiro.
Se tratando do consumidor final, a digitalização implementou ações fundamentais como PIX e Open Banking, com o objetivo de desburocratizar os processos e aumentar a competição e facilitar o acesso do mercado à indústria bancária.
Modernizar processos, viabilizar alternativas mais flexíveis e adequadas à necessidade do negócio, além de garantir melhor experiência para o consumidor são fundamentais nesse caso.
Falando de digitalização no backoffice, a tecnologia ajuda a automatizar fluxos operacionais internos. Ajuda também até diminuir custos e retrabalhos por meio de dados e análises confiáveis e assertivas.
Mercado Customer Centric
Com essa tecnologia e digitalização, o boom das fintechs possibilitaram uma mudança. Essa mudança se deu pela transformação de product centric para customer centric, focado em entender a necessidade do cliente e melhorar a experiência do consumidor.
Ou seja, fomos de um mercado de difícil acesso e burocracia para um mercado mais fluido, integrado, online e prático. E a tendência é que isso continue em evolução
Open finance
Como já falamos em artigos anteriores no blog, o Open Finance permite que o usuário seja detentor dos seus próprios dados financeiros e tenha mais possibilidades de contratação de serviços e players.
Porém, isso só se torna possível devido a tecnologia que facilita a comunicação entre os agentes do mercado financeiro e consequentemente melhora o compartilhamento de informações dos usuários.
Non Financial Players
A entrada dos novos players que passam a também disponibilizar serviços financeiros em suas plataformas de tecnologia, facilita ainda mais a contratação de crédito. Além disso, facilita outras transações dentro da própria jornada de uso de forma simples e integrada digitalmente. Também, amplia ainda mais o acesso e bancarização dos serviços.
Como exemplo desse fenômeno tecnológico temos os serviços de pagamentos e transferências sendo feitos agora via Whatsapp, sem a necessidade de internet banking.
O que dizem as pesquisas sobre tecnologia na retomada da economia
Em pesquisa da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) sobre a Tecnologia Bancária, notou-se que já em 2020 o setor bancário ficou atrás apenas do setor governamental nos investimentos em TI para uso de mais tecnologia.
Entender esses impactos é entender que os modelos de negócios serão atualizados constantemente e estruturas serão modificadas devido à relevância do uso da tecnologia.
Essas mudanças impactam diretamente na economia. Com isso as empresas se veem obrigadas a facilitar os processos e se inovar e assim, movimentar a economia do país.
A CertDox e o auxílio à transformação digital
O objetivo da CertDox é transformar digitalmente os negócios dos nossos clientes integrando e viabilizando operações financeiras.
Com isso, para auxiliar na melhor performance do backoffice no mercado financeiro, desenvolvemos soluções tecnológicas e inovadoras que facilitam os processos e aceleram o workflow empresarial.
Conheça cada uma de nossas plataformas e veja como podemos auxiliar.