Os pagamentos instantâneos estão sendo cada vez mais utilizados. Mas você sabe como funciona e quais países já aderiram pelo mundo? Confira em nosso artigo também as projeções para o PIX no futuro.
Inovações andam lado a lado com a tecnologia. E o mercado financeiro não fica de fora.
Como mostrado em uma cena da série “Disque amiga para matar” onde uma jovem avista a personagem de Christina Applegate preenchendo um cheque e questiona, abismada, se ela não tem pagamento instantâneo.
Com essa cena de choque de gerações, percebemos a relevância para os consumidores de se estar conectado e ter disponível soluções tecnológicas que supram as necessidades e facilitem a jornada.
Pagamentos instantâneos pelo mundo
O pagamento instantâneo do qual se refere a adolescente na série é o Venmo, plataforma gratuita de serviço de pagamentos online para Android e iOS (P2P Pessoa-Para-Pessoa) dos Estados Unidos.
O aplicativo funciona como uma rede social, onde o usuário pode adicionar contatos e enviar montantes de dinheiro, assim como o nosso conhecido PIX.
Porém, a plataforma conta com a peculiaridade de que é visível para todos da sua rede o seu histórico de transações – não informando valores – mas claro, de forma opcional.
O Venmo é propriedade da instituição financeira PayPal e está se tornando dominante no quesito de transações online nos Estados Unidos, sendo cada dia mais utilizado.
Mais países que utilizam os pagamentos instantâneos
O serviço de pagamento instantâneo é cada dia mais querido devido à sua facilidade, rapidez e por não ter custo ao usuário.
Por esse motivo, o mundo está em transição e cada vez mais países se adaptam e desenvolvem suas próprias plataformas para esse serviço. Abaixo, vamos conferir alguns dos mais de 50 países que já utilizam:
Reino Unido
O Faster Payments já existe há mais de 10 anos e tem alta adesão com uma média de 7 milhões de transações por dia.
Austrália
O New Payments Platform, conhecido como NPP, é a tecnologia presente na Austrália que supre as necessidades de eficiência e simplicidade para transferência de valores.
Índia
Segundo a FIS, a Índia atualmente lidera o ranking das transações instantâneas com o Immediate Payment Service, semelhante ao TED no Brasil, e o Unified Payments Interface, um aplicativo único. E o país se tornou um exemplo, pois conseguiu incluir milhares de cidadãos sem conta corrente nas transações.
China
O Internet Banking Payment System (IBPS) foi implantado no país em 2010 e já é referência por ter o segundo maior número de transações instantâneas diárias.
Vantagens
Os países que já aderiram à essa tecnologia atingiram o principal objetivo de otimizar os sistemas financeiros. Assim, a competitividade das instituições aumentou e consequentemente houve uma diminuição nos custos das operações.
Essa otimização é tendência em todo o mundo e se torna fundamental para a eficiência do sistema financeiro. Os países que ainda não aderiram, caminham para essa mudança.
Os pagamentos instantâneos no futuro
No Brasil, o PIX continua revolucionando. Mas com a popularidade, medidas de segurança precisam ser tomadas através de novas ações. Veja algumas das tendências para o próximo ano:
- Bloqueio por até 72h:
Contas com transações suspeitas podem ser suspensas por até 72h para que possa ser feita uma análise pela instituição;
- Notificação de infração:
Passa a ser obrigatória a notificação de suspeita de fraude registrada na chave PIX e compartilhada com outras instituições no momento da consulta da chave;
- Responsabilidade da instituição:
As instituições irão se responsabilizar por fraudes decorrentes de falhas nos sistemas de segurança;
- PIX internacional:
Está em desenvolvimento pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) o projeto Nexus, que seria o nosso “PIX internacional”, para pagamentos instantâneos entre cidadãos de mais de 60 países.
O principal objetivo é que um sistema seja a conexão entre os bancos internacionais para que não haja a necessidade de cada um ter a sua diferente forma de transferência.
O projeto deixará a conexão e movimentação de dinheiro entre os países mais rápida e transparente, reduzindo assim os custos.
Quais as projeções?
Na previsão para os próximos anos teremos contínuo crescimento do PIX. Segundo dados da Oliver Wyman no Brasil, em até 2028 teremos 20% de crescimento e até 2030 serão 22%, em um total de 80 bilhões de transações.
As perspectivas de mudanças e melhorias aquecem ainda mais o mercado e fazem com que as instituições aperfeiçoem os sistemas de segurança.