Skip to main content

Saiba como manter segura a jornada de recebimento digital com o Protesto Digital via Pix Cobrança.

De acordo com dados do Banco Central (BC) ‘quase metade dos brasileiros adultos já utilizou Pix: 45% da população usou o novo sistema de transferência’.

O Pix já movimentou 1,4 trilhão de reais, em mais de 253 milhões de chaves cadastradas, de acordo com dados divulgados pela FGV. Essas chaves foram feitas por 83 milhões de pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas.

Os pagamentos via Pix vieram para revolucionar outras formas de pagamento, como TED, DOC e o boleto bancário. O Pix traz agilidade e uma nova experiência digital, com conveniência nos pagamentos e também no protesto.

O Pix Cobrança para Pessoa Jurídica

O Banco Central (BC) definiu que as instituições financeiras usuárias do Pix deverão, a partir do dia 1° de julho de 2021, disponibilizar a nova funcionalidade do sistema de pagamentos: o Pix Cobrança.

A novidade, que já está no ar, é uma versão digital e conveniente do tradicional boleto operando nos trilhos do arranjo de pagamentos do Pix, que serve para pessoas físicas e jurídicas

Para receber um Pix Cobrança, o recebedor gera um Quick Response Code (QR Code) e apresenta ao pagador. O pagamento é feito em poucos segundos e o recebedor é notificado na hora do recebimento

Os pagamentos em datas futuras também são realizados através do Pix Cobrança. Nesse caso é gerado um QR Code dinâmico, onde é possível incluir informações de juros e multas

Como irá funcionar o Pix Cobrança?

O QR Code é gerado por meio da integração API Pix, que também disponibiliza para o recebedor os comprovantes de recebimentos do Pix Cobrança.

Para isso, o cliente somente terá que abrir o aplicativo da instituição financeira, ler o código QR e fazer o pagamento pelo Pix. 

O pagamento do Pix Cobrança também pode ser feito pelo internet banking, agências e caixas eletrônicos.

Quais benefícios a novidade traz?

O Pix Cobrança é uma jornada totalmente digital e por isso, sua inclusão nas opções de pagamento traz benefícios tanto para as pessoas físicas quanto para as jurídicas.

Sendo uma dessas facilidades, a tão falada, total disponibilidade e instantaneidade dos pagamentos, pois em poucos segundos o recebedor é notificado do recebimento do Pix Cobrança.

Dessa forma, no instante em que o sacado pagar pelo produto, a loja poderá reconhecer o pagamento na hora e já despachar o pedido. Uma funcionalidade que traz benefício para ambos, comprador e vendedor.

O pagamento via Pix Cobrança foi desenhado para ser viabilizado através de uma jornada totalmente digital, através de uma experiência totalmente simples e conveniente, sendo liquidado imediatamente.

É possível realizar o Protesto do Pix Cobrança inadimplente

Você sabia que é possível que toda a jornada de recebimento do Pix Cobrança seja segura, através do Protesto Digital?

O Protesto Digital é uma ferramenta segura, que garante que uma transação comercial inadimplente possa ser registrada, protestada e regularizada.

Caso o pagante venha a se tornar inadimplente, o recebedor de uma transação comercial pode, de forma ágil e totalmente digital, protestar o título através do Protesto Digital da CertDox.

Como implementar o Protesto Digital

Nós recebemos dos nossos clientes as solicitações de protestos e através da integração com os cartórios, executamos o envio e acompanhamento digital dos protestos em favor dos credores, para recuperação da dívida.

Nossa Plataforma SaaS recepciona os dados via Portal WEB e API e faz integração com todos os cartórios do Brasil, de forma eletrônica, permitindo a execução dos protestos em menos tempo e de forma 100% digital.

Nossos clientes, as instituições de serviços financeiros podem gerenciar os processos e monitorar o status dos protestos, de forma transparente, através da nossa plataforma.

Nós simplificamos e facilitamos a recuperação de valores não pagos via PIX Cobrança, com a nossa solução.

Entre em contato conosco e conheça mais detalhes do Protesto Digital da CertDox.