Skip to main content

No blogpost de hoje respondemos as principais dúvidas sobre tokens. O que é tokenizar um ativo e qual sua importância, além de mostrar como as soluções de integração digital da CertDox são uma evolução importante para viabilizar com facilidade a evolução para incorporação do processo de tokenização.

O que você vai ler neste artigo:

  • O token
  • O que é tokenizar um ativo
  • Tokenização de ativos imobiliários
  • NFT e Ativos Imobiliários
  • Registros eletrônicos de ativos e garantias

 

O token 

Falando sobre o universo das criptomoedas, o token tem um significado diferente do que conhecemos como um “gerador de senhas”. Neste caso, token é um ativo digital (dinheiro ou investimento) em uma blockchain.

E o que chamamos de blockchain? É o nome da tecnologia de registro entre pessoas, sem a necessidade de um intermediário – DLT (registro distribuído).

 

O que é tokenizar um ativo? 

A tokenização é uma tendência que está revolucionando o mundo dos investimentos e ativos financeiros, trazendo mais segurança, eficiência, transparência e redução de custos às operações.

Tokenizar um ativo significa fragmentá-lo em porções digitais criptografadas, que podem ser negociadas sem intermediários através de uma blockchain.

 

Qual a importância de tokenizar ativos

O crescimento do uso de criptomoedas fez com que as áreas de investimento digital entrassem em expansão. Isso possibilitou o desenvolvimento e a colocação em prática de ideias antes dificultosas.

Porém, esse aumento do uso de digitalização também trouxe questões em relação a segurança, e é nesse quesito que entra a tokenização. 

As STOs (Security Token Offerings) tornam o investimento mais atrativo por representarem fatias do negócio. Elas também são responsáveis por uma segurança maior, pois exigem aprovação da SEC (Securities and Exchange Commission), demonstrando credibilidade.

Os Security Tokens são vistos como verdadeiros democratizadores de capital. 

 

Quais ativos reais podem ser tokenizados

Entre os exemplos de ativos reais que podem ser tokenizados estão:

  • Imóveis: Passam a ser ligados a um token criptográfico, que em suma representa algo único e não pode ser mudado, usando como base a tecnologia blockchain.
  • Empreendimentos da economia real: Trabalha com ativos tangíveis, como agronegócio, imobiliários e comércio.
  • Obras de arte: Através dos NFTs que funcionam como um certificado de propriedade exclusiva.
  • Metais preciosos: O ouro e demais metais preciosos também estão disponíveis para comércio via tecnologia blockchain.
  • Commodities agrícolas: Investir em commodities é participar de projetos diretamente ligados à economia real, como a exportação de carne bovina.
  • Artigos colecionáveis: Assim como no caso das obras de arte, os NFTs – Non-fungible tokens – funcionam como um certificado de propriedade exclusiva sobre o item colecionável.

tokenização de ativos digitais

Tokenização de ativos imobiliários

Mas e no caso de ativos imobiliários, como funciona a tokenização? Confira o passo a passo que a CertDox separou para você: 

Passo 1

A pessoa interessada em tokenizar o imóvel entra em contato com uma empresa tokenizadora que irá avaliar as características do ativo. Assim então, irá fracioná-lo em tokens que representam diversas partes do bem.

Passo 2

Após a criação do token, são criados os smart contracts – contratos eletrônicos criptografados – contendo todas as condições legais de um contrato tradicional.

Passo 3

Os tokens são distribuídos no mercado por meio de transações controladas via blockchain. Em síntese, tudo é feito eletronicamente, garantindo segurança e transparência.

Passo 4 

A blockchain executa os contratos inteligentes para entregar a cada comprador os tokens que representam as frações adquiridas do imóvel e entregar ao emissor dos tokens o capital auferido.

 

NFT e Ativos imobiliários

O NFT (Non-Fungible Token) é um tipo especial de token, diferenciando-se por não ser fungível. Ou seja, ele é único e exclusivo, portanto, não pode ser reproduzido.

Ele é uma nova forma de comercializar ativos digitais, dando a garantia ao comprador da exclusividade de que aquele ativo pertence somente a ele. 

Essa garantia é possível utilizando blockchain e smart contracts embutidos. Com isso, o comprador recebe imediatamente o ativo após a compra, evitando fraudes. 

Assim, o recibo de que você possui determinado ativo do mundo real, como o registro de um imóvel, pode ser transformado em um NFT

NFT e o mercado imobiliário 

Com o desenvolvimento desse mercado e a adesão dos usuários ao modelo, por fim dizemos que o segmento imobiliário tem a possibilidade de crescer com os cripto ativos.

No mundo, só no terceiro trimestre de 2021, empresas negociaram U$$ 10,7 bilhões em NFTs de diversas naturezas, segundo a empresa de dados DappRadar.

Confira 2 vantagens em relação a falta de liquidez de ativos imobiliários e a tokenização

1. Evita a baixa liquidez

A liquidez dos imóveis atinge níveis baixos por motivos conhecidos e combinados:

  • Crises na economia freando o poder de compra;
  • Crediário quase proibitivo para a maioria da população;
  • Bolhas de investimento na construção e entrega de imóveis gerando oferta em excesso sem a demanda esperada.

O fracionamento de um imóvel permite negociar diversas partes dele, reduzindo o valor que cada pessoa investe por cada uma. Dessa forma, a atratividade não fica restrita a quem compra para morar ou para grandes e médios investidores.

Enfim, pessoas com poupanças menores podem ser donas de um percentual de apartamento no valor de 20 mil reais quando o imóvel inteiro custa 1 milhão.

Essa vantagem da tokenização de imóveis aumenta e acelera a procura, reduzindo o tempo de captação dos recursos.

2. Revitalizar o mercado de imóveis 

Aqui surge outra vantagem de oferecer imóveis com tokens; ao negociar pequenas partes, a democratização de acesso aos bens aumenta a procura e reaquece o mercado. Como resultado, isso causará mais visibilidade e credibilidade, em um ciclo virtuoso e extremamente dinâmico.

 

Registros eletrônicos de ativos e garantias e a tokenização 

Como mencionado acima, a tokenização divide o imóvel em várias partes que podem ser negociadas, ou seja, aumenta a necessidade de processos digitais para essas negociações.

Além disso, é possível que utilizem o token como garantia nas operações de crédito. Isso faz com que seja necessário mais um processo digital eficiente.

Assim, as empresas precisam de uma solução integrada que submete os contratos analisados, conferidos e com irregularidades apontadas e corrigidas para as Entidades de Registro.

Como resultado, a solução precisa também proporcionar maior velocidade na liberação das operações de crédito e entregar maior eficiência e transparência no processo de registro. 

O Portal de Registros da CertDox oferece tudo isso e muito mais. Com redução de 50% do tempo, sem necessidade inicial de alteração de processos ou sistemas legados, nosso portal analisa os pré-requisitos à luz das regras de registros, confere e detecta eventuais  irregularidades.

Acesse o nosso site e conheça outras vantagens do nosso Portal de Registros Eletrônicos.