A transformação digital impacta todos os nichos da economia e o Embedded Finance é uma das tendências que já se mostra um diferencial. Entenda do que se trata, quais os impactos e o que muda nas fintechs.
A transformação digital gera possibilidades de desenvolvimento de jornadas fluidas e integradas, abrindo espaço para experiências diferenciadas e oferta de novos serviços dentro do processo de compra ou navegação dos clientes nos canais de relacionamento.. Esse é o princípio e oportunidade da atual tendência do Embedded Finance.
O termo refere-se a empresas utilizando e incorporando em suas bases serviços financeiros especiais.
Ou seja, empresas de diversos setores estão incluindo serviços financeiros nos seus negócios com o objetivo de agregar conveniência e facilitar a jornada do cliente no processo de compra.
Mas o que é Embedded Finance na prática? E como essa tendência auxilia no mercado? Leia o artigo completo e saiba mais.
O que é Embedded Finance?
Traduzindo no sentido literal, Embedded Finance significa finanças embutidas. O que o nome já diz, são serviços financeiros embutidos em empresas de outros mercados e nichos.
Imagine que em um determinado momento a sua empresa percebeu a necessidade dos clientes em serviços financeiros. Então, com o Embedded Finance é possível integrar no seu portfólio de serviços as soluções da nova tendência.
Em suma, dentro do portfólio de uma empresa, que não necessariamente é do mercado financeiro, pode conter soluções tecnológicas desse segmento que irão agregar valor e aumentar a competitividade do negócio.
O fenômeno se consumou com a simplificação de regras da indústria financeira para autorização na prestação de serviços financeiros e evolução do ecossistema de Fintechs com oferta de soluções simples e digitais, Quais as principais características do Embedded Finance?
Atualmente, empresas de diversos segmentos já utilizam a tendência, com forte tendencia no Varejo, dentre elas Magazine Luiza, que tem a sua própria carteira digital para os clientes.
Os serviços são integrados geralmente com o objetivo de atingir o cliente final, assim como vimos no parágrafo anterior sobre o uso pela Magazine Luiza.
O Embedded Finance pode ser aplicado em forma de oferta de contas correntes, financiamentos e até seguros, sempre com objetivo de aumentar a relacionamento e fidelização dos seus clientes em sua plataforma.
Outro exemplo bastante utilizado é o empréstimo para universitários na própria universidade, analisando a situação financeira de cada estudante e auxiliando em seu faturamento futuro.
Isso faz com que o cliente possa continuar a utilizar o serviço da empresa e a instituição crie ainda mais laços com o consumidor.
O que muda nas fintechs com a Embedded Finance?
O relacionamento entre clientes e fintechs já vem sendo atualizado e mudada com o avanço da tecnologia. No caso do uso da Embedded Finance, o impacto para as fintechs pode ocorrer em várias situações. Acompanhe abaixo:
Uso obrigatório de dados
O uso de dados dos clientes já é uma premissa importante para os novos serviços apresentados. Com o aumento do uso do Embedded Finance, a cultura baseada em dados se torna imprescindível para garantir soluções aos clientes.
Impactos no mercado financeiro
Novas tendências sempre impactam os negócios e isto não é diferente neste caso.. Veja abaixo:
- Melhor relação com consumidores: Oferecer mais serviços fideliza o cliente e gera mais segurança para o mesmo;
- Diminuição da burocracia financeira: Mais facilidade nos serviços e mais soluções simplificam, facilitam e agilizam os processos para empresa e clientes impactados;
- Maior controle sobre o sistema financeiro: Oferecer serviços financeiros em suas próprias plataformas garante o acompanhamento de perto e autonomia na tomada de decisão.
- Aumento dos valores de venda no cash out: Alguns serviços financeiros como concessão de crédito, parcelamento, cash-back, etc aumentam a conveniência e capacidade de compra do cliente
O início do desenvolvimento de novas soluções
O novo ecossistema financeiro proporcionado pela tendência do Embedded Finance é o início do desenvolvimento e surgimento de novas soluções tecnológicas.
E com o avanço da tecnologia é preciso adequar os serviços internos das empresas para que os clientes sejam impactados de forma positiva.
A CertDox possui soluções inovadoras para agilizar, desburocratizar e facilitar os processos do mercado financeiro.
Acesse o site e descubra como podemos auxiliar.